PROJETOS PONTUAIS
- Relatório (inserir o nome do relatório), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
O desafio – O desafio era fazer comunicar os resultados de um levantamento de uma maneira gráfica muito clara. Para dar mais leitura e acessibilidade a dados que retratavam a evolução do desmatamento em unidades de conservação na Amazônia.
O que fizemos – A agência desenvolveu um design impactante para o relatório, que foge do padrão de design de relatórios como esse, que normalmente têm uma aparência mais científica ou tradicional.
O desafio – A OMQQ foi contratada por um grupo de organizações para fazer uma campanha que impedisse a aprovação da Medida Provisória 910 (MP 910), de dezembro de 2019, que incentivava a grilagem de terras no Brasil, especialmente na Amazônia.
A TEORIA DA MUDANÇA foi norteadora da campanha – Se criarmos uma campanha que gere engajamento em torno dos riscos que a MP 910 representa para a Amazônia e para os interesses dos brasileiros, então conseguiremos mobilizar organizações, cidadãos e formadores de opinião a influenciar o debate público, gerando um cenário em que os parlamentares se sintam coagidos a se posicionarem contra a proposta.
O que fizemos – Táticas de mobilização social, ativação de parcerias, incidência política direta e pressão via eleitorado, testes de mensagens e segmentação audiências, mapeamento de influenciadores e construção de mensagens-chave, monitoramento dos parlamentares-chave.
Diálogos do Brasil, organização especializada em análise de dados nas redes sociais, coletaram informações sobre o termo MP da Grilagem, MP 910, grilagem e roubo de terras
24 milhões de pessoas, foram 24.695.286 aumento de 377% entre meses de maio e abril
6.304 publicações coletadas direta ou indiretamente – aumento de 1.563% comparado com abril
2.908 usuários ou perfis das redes sociais engajados/envolvidos – aumento de 984% comparado com abril
28 mil pressões pela landing page Saldão da Amazônia
Hashtag #MP910Não por dois dias seguidos nos Trending Topics do Twitter, com mais de 120 mil publicações
Influenciadores e celebridades com grande audiência falando sobre a campanha e postando #MP910Não como Anitta, Bruno Gagliasso, Gisele Bündchen, Taís Araujo, Leandra Leal, Mateus Solano, Caetano, Dira Paes etc
Pressão de atores internacionais como deputados dos parlamentos inglês e alemão, da UE e de empresários
Cobertura da imprensa nacional e internaional
O desafio – A Coalizão Respirar, denominação sob a qual reúnem-se mais de 20 organizações da sociedade civil que atuam em prol da melhoria da qualidade do ar em cidades brasileiras, lidera uma campanha de mobilização para impedir o adiamento dos prazos do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), do Ministério do Meio Ambiente. A iniciativa é contrária ao pedido da indústria automobilística brasileira de postergar a fabricação de veículos menos poluentes.
O que fizemos – Criação de uma campanha para articular um conjunto de organizações, cada uma representando um grupo da sociedade (médicos, conhecimento técnico)em prol da causa. A OMQQ conseguiu trabalhar a opinião pública liderando as seguintes ações: