PROJETOS PONTUAIS

O desafio – O desafio era fazer comunicar os resultados de um levantamento de uma maneira gráfica muito clara. Para dar mais leitura e acessibilidade a dados que retratavam a evolução do desmatamento em unidades de conservação na Amazônia.

O que fizemos – A agência desenvolveu um design impactante para o relatório, que foge do padrão de design de relatórios como esse, que normalmente têm uma aparência mais científica ou tradicional.

Foi desenvolvido, então, um visual mais moderno e dinâmico. Para isso, contratou uma equipe de jornalistas que contaram histórias relacionadas à pesquisa científica com o cenário político/econômico do Brasil, o que ajudou na assimilação dos resultados na hora que as pessoas leram o relatório. Fez com que o relatório fosse melhor lido e interpretado por quem pôde usar ele para fazer campanhas e pressionar o estado por medidas legais ou judiciais para proteger essas Unidades de Conservação.

O desafio – A OMQQ foi contratada por um grupo de organizações para fazer uma campanha que impedisse a aprovação da Medida Provisória 910 (MP 910), de dezembro de 2019, que incentivava a grilagem de terras no Brasil, especialmente na Amazônia.

A TEORIA DA MUDANÇA foi norteadora da campanha – Se criarmos uma campanha que gere engajamento em torno dos riscos que a MP 910 representa para a Amazônia e para os interesses dos brasileiros, então conseguiremos mobilizar organizações, cidadãos e formadores de opinião a influenciar o debate público, gerando um cenário em que os parlamentares se sintam coagidos a se posicionarem contra a proposta.

O que fizemos – Táticas de mobilização social, ativação de parcerias, incidência política direta e pressão via eleitorado, testes de mensagens e segmentação audiências, mapeamento de influenciadores e construção de mensagens-chave, monitoramento dos parlamentares-chave.

Articulação de uma rede de organizações para trabalharem coordenadamente no assunto. A agência conduziu a campanha com parceiros e criou uma narrativa baseada na experiência que teve com a campanha Seja Legal com a Amazônia*.
*A Seja Legal com a Amazônia é uma iniciativa conjunta de representantes do agronegócio, das empresas e das organizações não governamentais de defesa do meio ambiente para combater o roubo de terras públicas na região. Essa prática criminosa é uma das principais causas do desmatamento ilegal, da violência, da corrupção e do atraso econômico na Amazônia. Por isso, a campanha busca conscientizar a população e principalmente os tomadores de decisão sobre esse tipo de atividade ilegal e pedir apoio às medidas necessárias para que ela acabe.
Também fizemos uma divulgação intensa e grande nas redes sociais marcando os congressistas que iriam votar, ou que eram líderes de bancada. Vários artistas, celebridades, formadores de opinião, como economistas e empresários, e associações participaram se posicionando em prol da causa. Com essa rede articulada conseguimos fazer a medida caducar no congresso.

RESULTADOS

  • Primeira vez na história barramos uma MP, ou qualquer legislação de anistia a grileiros e congelar/adiar a PL 2633
  • Diálogos do Brasil, organização especializada em análise de dados nas redes sociais, coletaram informações sobre o termo MP da Grilagem, MP 910, grilagem e roubo de terras

  • 24 milhões de pessoas, foram 24.695.286 aumento de 377% entre meses de maio e abril

  • 6.304 publicações coletadas direta ou indiretamente – aumento de 1.563% comparado com abril

  • 2.908 usuários ou perfis das redes sociais engajados/envolvidos – aumento de 984% comparado com abril

  • 28 mil pressões pela landing page Saldão da Amazônia

  • Hashtag #MP910Não por dois dias seguidos nos Trending Topics do Twitter, com mais de 120 mil publicações

  • Influenciadores e celebridades com grande audiência falando sobre a campanha e postando #MP910Não como Anitta, Bruno Gagliasso, Gisele Bündchen, Taís Araujo, Leandra Leal, Mateus Solano, Caetano, Dira Paes etc

  • Pressão de atores internacionais como deputados dos parlamentos inglês e alemão, da UE e de empresários

  • Cobertura da imprensa nacional e internaional

O desafio – A Coalizão Respirar, denominação sob a qual reúnem-se mais de 20 organizações da sociedade civil que atuam em prol da melhoria da qualidade do ar em cidades brasileiras, lidera uma campanha de mobilização para impedir o adiamento dos prazos do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), do Ministério do Meio Ambiente. A iniciativa é contrária ao pedido da indústria automobilística brasileira de postergar a fabricação de veículos menos poluentes.

O que fizemos – Criação de uma campanha para articular um conjunto de organizações, cada uma representando um grupo da sociedade (médicos, conhecimento técnico)em prol da causa. A OMQQ conseguiu trabalhar a opinião pública liderando as seguintes ações:

  • Construção da estratégia, briefing, talking points e plano de ação
  • Criação do site da campanha
  • Ativação de parceiros para ajudar na narrativa: Frente Parlamentar Ambientalista (FPA), Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), Ministério Público Federal (MPF), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e quase 20 entidades médicas brasileiras, entre elas a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Associação Paulista de Medicina (APM) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
  • Cartas públicas ao CONAMA e aos diretores executivos de cinco montadoras de veículos multinacionais que atuam no país.
  • Mobilização das redes sociais: criação e compartilhamento de cards e conteúdos para Instagram, Facebook e Twitter em ciranda de posts com quase 20 organizações da sociedade civil, tais como WWF Brasil, Observatório do Clima (OC) e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).
Com esse trabalho, a campanha está conseguindo desarticular esse grupo de montadoras que querem atrasar a eficiência dos veículos brasileiros.